quinta-feira, 19 de maio de 2011

Baixar 250 filmes Blu-Ray em 1 segundo.

Em abril de 2011, na Óptic Communications Conference, em Los Angeles, dois grupos de pesquisa demonstraram a capacidade de transferir mais de 100 Tbps por fibra óptica.

fibra-optica-1299759456

É como baixar 250 filmes Blu-Ray em 1 segundo.

NEC Laboratórios Latina chegou a 101,7 Tbps por fibra monomodo padrão, utilizando-piloto de redução de ruído baseada fase.

Sumitomo Electric Industries no Japão chegou a 109Tbps usando divisão espacial multiplexado de sinais por fibra sete núcleos. O grupo Sumitomo enviou 97 cores em cada um dos núcleos de taxas de dados de 172Gbps (dois sinais de 86Gbps QPSK) ao longo de 16,8 quilômetros de fibra.

As implicações desta pesquisa é impressionante, isso significa que até 2020 poderíamos ter este tipo de velocidade de Internet em casa. A superestrada da informação se tornaria uma máquina do tempo, informações com enormes quantidades de dados transferidos a uma velocidade que não podemos sequer imaginar. Programas podem ser transferidos para robôs do outro lado do mundo para realizar procedimentos cirúrgicos complicados. Grandes quantidades de dados científicos pode ser compartilhado a milhares de quilômetros mais rápido que um piscar de olhos. As possibilidades de essa taxa de transferência de dados são infinitas.

O que você faria com 100Tbps?

Fonte: http://nerdtrek.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário