domingo, 20 de outubro de 2013

Plástico auto-regenerativo é criado na Europa e apelidado de Terminator

Pesquisadores criaram um polímero que é capaz de se regenerar sozinho, voltando a sua forma natural em apenas duas horas, que não necessita de qualquer estímulo externo ou ação de algum produto catalisador. No vídeo mais abaixo o plástico/borracha é cortado ao meio e em apenas duas horas se regenerou e voltou a sua forma normal, sem ficar frágil na área do corte.

O apelido de “Terminator” surgiu por conta do filme Exterminador do Futuro, onde o personagem se regenera para sua forma natural mesmo após sofrer várias avarias, porém, utilizando outro tipo de material regenerativo. No caso do plástico desenvolvido pelos pesquisadores do projeto europeu SHINEa composição é feita de um novo tipo de polímero, um material largamente utilizado pela indústria.

Esse fato, de ser um material que é usado em aplicações por empresas do setor elétrico, automóveis e até no desenvolvimento de biomateriais, faz com que a novidade chegue em breve no mercado.  O projeto foi publicado na revista Materials Horizons Royal Society of Chemisty e faz parte do grupo IK4-CIDETEC que participa de um consórcio entre empresas, escolhas e universidades na Europa.

O produto, ao ser cortado, volta sozinho à 97% da sua forma original e não se rompe novamente ao ser esticado. O grupo CIDETEC pretende ampliar o projeto e aplicar essa tecnologia em materiais mais duros. Algo surpreendente.

Plástico que se regenera sozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário