quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como divulgar uma marca nos blogs

blog_logoAs agências de marketing descobriram há alguns anos a valiosa opinião dos blogueiros na internet. Esse canal direto com o público foi construído inicialmente de maneira informal, quando os próprios blogueiros começaram a ter acesso às ferramentas de divulgação e recursos que poderiam aumentar a visibilidade do seu trabalho.

 

Como divulgar uma marca nos blogs

Foi nesse período que o blog deixou de ser visto apenas como um canal de compartilhamento de mensagens pessoais para se tornar um importante aliado enquanto ações de marketing em mídias sociais. Mas até hoje a trajetória das agências de social mídias encontram algumas dificuldades, por vezes errando na abordagem – o que já prejudicou a imagem de muitas marcas por aí.

Há um jeito certo de criar essas estratégias e tudo parte de um bom planejamento de marketing digital, onde a lógica e o bom senso não podem ser esquecidos (pois é, a internet não é uma terra de ninguém). Frisamos isso porque grande parte dos erros cometidos nesse meio partiu de ações mal interpretadas e conduzidas de maneira equivocada perante os blogueiros. Uma das principais dicas de marketing para implementação de campanhas na internet é compreender que o escritor de blog é, antes de tudo, um formador de opinião, uma pessoa com habilidade para expressar o que pensa sobre determinado assunto e gerar debates, atrair público para seus pontos de vista. Portanto, se uma agência de mídias sociais deseja utilizar esse potencial a favor de uma marca, deve levar em consideração que a liberdade da opinião do blogueiro é um elemento chave na conquista do seu público. Ou seja, nunca o obrigue a falar bem de um produto ou serviço em troca de dinheiro.

A prática que melhor funciona nesses casos é disponibilizar uma amostra do produto para a pessoa e incentivá-la a falar sobre isso. Vale lembrar: esse incentivo deve ser natural, para que o blogueiro sinta-se à vontade de expor sua opinião sincera sobre a experiência.

* www.aceita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário