terça-feira, 5 de abril de 2011

Leilões de centavos: programados para falhar?

20110331021451Os leilões de centavos, ou de real, estão a cada dia mais populares no Brasil. O funcionamento é simples: antes de fazer o lance, o usuário precisa comprar créditos pré-pagos. A partir de então, escolhe o produto que quer comprar, define o melhor momento para fazer o seu lance e torce para que ninguém cubra a oferta até que o cronômetro seja zerado.
O Perito em Segurança Digital José Milagre, no entanto, levanta questões que colocam em cheque a autenticidade de alguns desses sites de leilões virtuais. "Identificamos que, descaradamente e incrivelmente, são sempre os mesmos usuários vencedores. Estes usuários, na verdade, não existem", afirma o profissional. "Em muitos sites existentes na rede, estes usuários são nada mais que ´bots´, ou seja, agentes ou funções programadas para sempre cobrir o lance de usuários de carne e osso. Igualmente, como usuários são reféns do sistema, são reféns das regras e da programação, que não permite que seres humanos cubram os ´bots´ nas propostas, tudo na surdina, onde os proprietários se valem da ignorância dos usuários, que de centavo em centavo, estão perdendo fortunas na Internet."
Em sua coluna, publicada hoje (31/03) no Olhar Digital, José Milagre aponta outras suspeitas referentes ao universo dos leilões de centavos. "Os sites, já com mecanismos para fraude, são inclusive vendidos pela Internet com ´templates´ já com bots programados."
Para os que foram lesados, o especialista dá a dica: "Recomenda-se registrar toda a ocorrência com “screenshots” e, se necessário, lavrar uma ata notarial em cartório de notas. Após, deve-se notificar o site para o ressarcimento. É possível abrir uma reclamação no Procon e acionar a justiça em busca da reparação material e moral, considerando o desgaste em lidar com tais sites, sem prejuízo de eventual medida criminal por crime envolvendo relação de consumo e, se comprovado, estelionato."
A coluna está disponível aqui, na íntegra.
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário